Notícias

Voluntários do Atlas: Cada Um Como Parte de Um Todo Maior!


Este início de ano 2022 levou-me a revisitar a ATLAS: somos grandes em número (de beneficiários, voluntários, parceiros sociais, territórios de atuação) e em força de vontade para ser alavanca para o bem comum. 

Também neste início de ano entraram duas novas Técnicas na ATLAS, A Sara Dias e a Patrícia Silva, o que constitui “uma nova oportunidade para sermos melhores pessoas e crescermos com a ATLAS”, como reincidentemente ouvimos dizer à nossa voluntária Irene Primitivo. De facto, o Trabalho Técnico, nesta nossa Organização, é propulsor de nova atividade (como são exemplo as candidaturas e prémios ganhos pela ATLAS) e é unificador tanto da imagem da ATLAS refletida para o exterior, como da atuação nos vários projetos e do contributo dos vários intervenientes. 

Cada voluntário (elemento de equipa, coordenador de projeto, elemento dos órgãos sociais, entidade parceira) acresce valor à Organização e juntos exponenciamos o potencial do que pode ser feito, porque partilhamos dos mesmos Valores que definem a ATLAS: solidariedade, transparência, cooperação, compromisso e criatividade.

Em cada Missão ATLAS é claro o objetivo ao qual nos propomos (seja levar a refeição aos Velhos Amigos, entregar um cabaz alimentar a uma família carenciada, prestar apoio a um beneficiário, etc.), o que motiva o nosso envolvimento para com a causa solidária.

O que mais queremos fazer nas nossas comunidades? A quem mais queremos chegar?Revisito a ATLAS e vejo a vida que acrescenta à civitas, que, em latim, significa cidade, como espaço para o exercício da cidadania, para promover os direitos dos cidadãos (e para cuidar). A Atlas são pessoas empenhadas em cooperar para promover o bem-estar de outras pessoas: cada um como parte de um todo maior!


Autora
Sofia Carruço
Psicóloga e Voluntária na Atlas – People Like Us, em Leiria

Coloque um comentário