Notícias

A ATLAS em Pombal: Quatro Anos de Sorrisos, Amizades e Solidariedade


O mês de Maio aviva-nos a memória de que foi esse o mês do 1º sábado em que os primeiros Voluntários da ATLAS People like us saíram à rua para visitar Velhos Amigos em Pombal!
Em sacos vermelhos com letras brancas, colocaram as refeições quentes que os restaurantes solidários generosamente prepararam, envergaram t-shirt banca com letras vermelhas, um belo sorriso nos seus rostos e iniciaram uma jornada que hoje passados 4 anos só é diferente porque o grupo de voluntários, beneficiários e restaurantes aumentou!
Para ilustrar o que têm sido estes 4 anos, seguem-se testemunhos de voluntários do projecto Velhos Amigos, alguns que o são desde Maio de 2018 e de outros que se foram juntando, mesmo com a pandemia da Covid19.

“O nome assenta na perfeição, a ATLAS tem sido uma tremenda viagem, na qual tenho feito grandes velhos amigos. Uma lição (como há 4 anos atrás escrevi) e uma jornada de enriquecimento pessoal sem precedentes.
A minha vida, nestes últimos quatro anos, já foi várias coisas: estudei, trabalhei em diferentes sítios, vivi fora da cidade de Pombal, voltei, e fui para “fora” novamente. A ATLAS, manteve-se sempre. Ultrapassou a distância, afastou condicionantes que à partida poderiam ser impeditivas de continuar e acima de tudo continua a fazer sentido. Muita coisa mudou … mas voltar a casa continua, também, a ser o sábado das manhãs onde nos aguardam sorrisos de gratidão e outros que só querem conforto.
Com certeza, muito ainda vai mudar, mas o meu desejo por muitos anos, é de querer voltar onde sou feliz.”
Beatriz Cotrim

“Iniciei em junho de 2018. Na altura, queria aprender a falar e a relacionar-me com pessoas da terceira idade. Foi-me permitido dar miminhos a pessoas que estavam sós e isso é muito gratificante. E com isto tudo acho que consegui o que pretendia, um melhor relacionamento com os meus próprios pais. Obrigada Atlas.”
Celina Gameiro


“Quando decidi fazer voluntariado para a Atlas decidi-o de coração cheio porque sempre gostei de dar um pouco de mim aos outros sem disso esperar nada em troca, apenas um sorriso de quem estamos a ajudar”
Nicole Silva

“O ATLAS demonstrou-se como algo importantíssimo na minha vida, atribuindo-me um sentido que nem eu própria sabia que faltava. Ajudar os outros e ver o quão estes ficam agradecidos, aquece-me o coração e faz-me sentir que realmente estou a impactar a minha comunidade. Estes 3 anos na ATLAS foram muito gratificantes e transformadores.
Mariana Roque

“A comunidade vive de pessoas e todas têm de ser acarinhadas e cuidadas sem excepção. A Associação ATLAS não deixa ninguém de parte e eu, como voluntária, levo sempre essa missão comigo em todos os sábados em que atuo no âmbito do projecto Velhos Amigos em Pombal. Tem sido um orgulho fazer parte desta família.”
Daniela Gameiro

Por mim, gostaria de acrescentar que o voluntariado na ATLAS, também nos proporciona momentos de convívio, conhecemos outras pessoas, aproximamo-nos mais de outras já conhecidas.
Fazemos bem a Velhos Amigos e fazemos bem a nós voluntários.
Agradeço a todos os Voluntários pela dedicação e compromisso nestes primeiros quatro anos!

Autora
Ana Paula Dinis Cordeiro

Voluntária da ATLAS em Pombal

Coloque um comentário