Notícias

LudicIDADES – novo projeto da ATLAS


LudicIDADES foi um Projeto vencedor do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores 2023.

Presidente do Júri do Prémio BPI | Fundação La Caixa Seniores 2023, Professor António Barreto, e Voluntários da ATLAS, na Cerimónia de Entrega do Prémio

Este novo Projeto da Atlas, que terá início em 2024, visa a incorporação de atividades lúdicas com jogos terapêuticos não digitais com vista a diminuir a solidão e o isolamento dos idosos e a melhorar a sua qualidade de vida, facilitando o processo de socialização, comunicação e expressão da criatividade. Ao mesmo tempo, “LudicIDADES” pretende diminuir a depressão nos idosos e a promover interações intergeracionais nas quais os idosos vêm agregar saber e experiência de vida e   os jovens  uma perceção de maior valorização do papel dos idosos e de compreensão do processo de envelhecimento.

LudicIDADES assenta em Metodologias Participativas dos idosos (criação de Jogos e reminiscências de vivências lúdicas desde a infância à velhice atual) em ambiente de partilha intergeracional, contemplando 3 componentes distintas:

  • Laboratório de Jogos (Oficinas de Literacia para o Jogo; Oficinas de Co-criação em ambiente intergeracional; Oficinas de Prototipagem e Oficinas de Experimentação);
  • Ateliers de Escrita Biográfica auto-referida (resgate por meio de narrativas orais das memórias de infância sobre o brincar e reflexão sobre o lúdico na vida atual do idoso) e
  • Ateliers de Jogos – espaço de lazer com os Jogos criados e outros Jogos sérios (digitais e não digitais) em ambiente intergeracional.
    Prémios BPI Seniores 2023 da Região Centro

    LudicIDADES, no seu nome, remete-nos para a consciencialização de que a ludicidade é inerente à vida humana, independentemente da idade que se tenha, e que deve ser valorizada na velhice pois contribui para fortalecer as redes de relações sociais, facilitar a criatividade e a livre expressão, dar novas possibilidades de vivência e participação do idoso na sociedade.

    LudicIDADES constitui-se, pois, uma inovadora intervenção da Atlas com vista a mitigar a solidão das pessoas idosas que vivem em situações de solidão não desejada e isolamento social.

    Como voluntária/o da ATLAS, terás oportunidade de participar nos Ateliers de Jogos e de Escrita. Basta estares atento à nossa rede social, e dares um pouco do teu tempo e afeto aos nossos idosos.

    Autora:

    Irene Primitivo Bingre

    Voluntária da ATLAS

    Coloque um comentário