Notícias

Festas da Cidade da Marinha Grande


Nos pretéritos dias 3, 4 e 5 de junho de 2022, tiveram lugar as tão ansiadas Festas da Cidade da Marinha Grande. Com o tema “Ano Internacional do Vidro”, tópico que tanto caracteriza a nossa cidade, não faltaram atividades culturais e de lazer para quem tivesse a curiosidade de as experimentar.

O recinto contava, entre outras, com uma tenda orbital que envolvia a Zona da Gastronomia, a qual era ocupada por 31 associações representadas, área de refeições com mesas e bancos, bem como ilhas de limpeza.

Entre as associações representadas, encontrava-se a Atlas – People Like Us, que prontamente se envolveu nesta Festa organizada pela Câmara Municipal. Sabendo de antemão que iríamos fazer parte deste projeto, não tardou até que os preparativos se iniciassem.

Rapidamente se somaram os voluntarismos para participar. Surgia, agora, além da necessidade de montar o stand, a de articular os elementos disponíveis com o horário de funcionamento, bem como a de perceber que produtos iriam ser comercializados.

No stand designado para a Atlas, houve espaço para a venda de produtos, maioritariamente oferecidos por voluntários ou por patrocinadores, de forma a gerar alguns proventos e permitir apoiar algumas das atividades que vamos desenvolvendo na Associação.

Mais importante que tudo isso: este tipo de iniciativas permite-nos levar o nome da Atlas onde ainda não o conhecem, e espalhar esta nossa Mensagem, que tão bonita é, por quem queira vir fazer parte deste projeto.

Mas regressando à festa: como referi, foram-se multiplicando os donativos de vários voluntários, que traziam, além da sua presença para ajudar, com boa disposição e vontade de trabalhar, bolos, “salgadinhos”, quiches, doces, guloseimas, de tudo um pouco!

Criou-se, inclusivamente, uma roleta de prémios surpresa, direcionada para as crianças, que, ao girar, tinham a oportunidade de ganhar lápis, cadernos, livros, gomas, entre outras surpresas divertidas e/ou educativas!

Chegados os dias de festa, a disposição não podia ser melhor, tal era o dinamismo que os caracterizou. Nas Festas da Cidade deste ano, o que não faltou foi música para alegrar o nosso stand, posicionado mesmo em frente ao Palco Principal! Foram 3 dias de grande rebuliço, muito trabalho e entreajuda, mas que, feitas em contas, foram bastante gratificantes.

Quem tem o hábito de participar nestes eventos, com certeza saberá que, apesar de serem dias de muito trabalho e especialmente cansativos, são também, e principalmente, capazes de gerar um espírito de equipa e união excecionais, e, pelo menos do que tive oportunidade de observar e de viver, foi isso mesmo que ocorreu. Já dizia o velho ditado, que “quem corre por gosto não cansa”, e não cansa mesmo!

É, neste contexto, importante prestar o nosso maior agradecimento aos nossos patrocínios e parceiros, em especial, ao nosso embaixador, Rafael Cardeira, pela presença e apoio nas nossas noites de gin; à Direção da Atlas e respetivas coordenadoras, por permitirem a realização deste evento tal como idealizado; e, por fim, a todos os voluntários e voluntárias que se juntaram a esta iniciativa, pela entrega e dedicação demonstradas e por, consecutivamente, se juntarem e unirem na procura e promoção de verdadeiras causas!

Termino este artigo, deixando a todos vós um convite para se juntarem a nós, tanto nas Festas da Cidade do próximo ano, onde certamente marcaremos presença, como também nas próximas iniciativas organizadas pela Atlas. Deixo a promessa de que não se arrependerão!

Autora:

Joana Costa Santos

Voluntária na Marinha Grande. Jurista.

Coloque um comentário