O ano de 2021, após dois anos do início da pandemia, foi ainda um ano de sorrisos tapados por máscaras, de álcool gel abundante e de contactos distanciados a que a COVID nos obrigou. Mas não foi um ano parco de afetos, nem de energia para continuar na senda das nossas causas.
Ao longo do ano contámos com a ação e compromisso de 345 voluntários/as, que levaram um total de 7014 refeições quentes e nutritivas, confecionadas e cedidas por 70 Restaurantes Solidários e pelos próprios voluntários, quando tal foi necessário. Assim, todos os sábados do ano, os 83 beneficiários dos VELHOS AMIGOS tiveram refeições quentes e afeto e alguns minutos de conversa.
Foi ampliada a área de intervenção dos “Velhos Amigos” para um novo território: Batalha. Neste Município imerso em História e solidariedade, conhecemos 2 “Velhos Amigos” e 8 voluntários determinados a fazer a diferença.
A Inovação Tecnológica, a nova roupagem no Projeto Velhos Amigos , num cofinanciamento do programa POISE, numa iniciativa Portugal Inovação Social, continuou a aproximar os idosos da tecnologia, por via da atribuição de um dispositivo de georreferenciação e de uma plataforma de treino cognitivo e socialização. O financiamento permitiu a aquisição dos equipamentos, a contratualização de um serviço de teleassistência e de internet que se destinam a 90 idosos/as com vivência em isolamento social e vulnerabilidade económica.
No Projeto Escolas Solidárias, manteve-se a parceria da ATLAS com os dois Agrupamentos de Escolas da Marinha Grande e foram entregues, ao longo do ano de 2021, 202 cabazes, compostos por artigos alimentares e bens de higiene.
O ano de 2021 foi intensamente marcado pelas intervenções nas condições habitacionais dos idosos apoiados pela ATLAS, com o Projeto Amigos em Casa, um Prémio da Candidatura VINCI, que pretende fazer a recuperação de espaçoshabitacionais degradados ou inacabados de idosos que vivem em situação de Isolamento Social e Carência Económica, através da mobilização da sociedade civil, entidades privadas e públicas.
A nível organizacional, com o apoio da Fidelidade Comunidade, consolidámos o investimento iniciado em 2019, na comunicação interna e externa a ATLAS, com grafismos e logótipos, um website renovado, o envio de uma Newsletter mensal para os voluntários e trimestral para os parceiros, bem como uma loja online. Foi ainda elaborado o Plano Estratégico da ATLAS 2021-2024 , o Manual de Funções e o Modelo de Avaliação de Impacto..
Em 2021 foram produzidos e partilhados 43 artigos, graças a variados contributos, nomeadamente os abaixo designados, a quem a ATLAS agradece:
- Ana Rita Vieira
- Carolina Antunes
- Catarina Fortunato
- Celina Gameiro
- Cidália Carvalheiro
- Cláudia Marinho
- Deolinda Ferreira
- Elisabeth Guerra
- Fernanda Castela
- Helena de Jesus
- Helena Vasconcelos
- Hélia Amado
- Irene Primitivo
- Isabel Guimarães
- Joana Caetano
- Maria Fernanda Alegre
- Maria João Santos
- Nicole Bohórquez
- Rui Bingre
- Rui Lopes
- Sílvia Marquês
- Sofia Carruço
Encerrámos 2021 com alguns desafios na gestão de Recursos Humanos da Atlas, mas com uma enorme expetativa no ano de 2022 para prosseguir com as nossas causas.
Obrigada a todos/as por fazerem crescer a ATLAS.
Autor
Irene Primitivo
Voluntária da ATLAS.
Coloque um comentário