Uma visita… muitos amigos para a vida
José Américo Paulo, 85 anos, é um “velho amigo “ que já visitamos há vários anos na Marinha Grande. A Equipa 7, que o acompanha, já o conhecia quando visitávamos a sua companheira e da qual ele era seu tratador informal, mas após a sua ausência, o sr. Américo passou a ser nosso “amigo”.
Este sábado, como quase todos, viu-nos passar através da janela e quando batemos à porta, abriu-a imediatamente com um sorriso, exclamando “os meus amigos!!”.
Após a logística habitual e como se encontrava visivelmente bem-disposto, ficámos a conversar um pouco mais. O Sr. Américo, referiu que gosta muito de nos ver em sua casa, e que sem nós não teria refeições durante o fim-de-semana, pois “já não tenho paciência para ir buscar a comida ao restaurante ou ao supermercado e às vezes, sabem, nem para aquecer a sopa…” , além disso converso um pouco e se tenho algum problema, também mo tentam resolver. “Lembram-se do colchão e da televisão que não funcionavam? foram vocês que mexeram neles e os puseram a trabalhar”, disse a sorrir.
Quanto à comida que lhe levamos “sou um pouco esquisito…”, mas como insistimos que deve comer de tudo um pouco, tentamos que o que lhe é atribuído seja do seu gosto, diz-nos que come “mas a sopa só como ao jantar, o doce vou comer ao lanche, se trouxeram salada… não como”.
O sr. Américo, confessou-nos que gosta, também, muito de ir à Sede da Atlas, participar nas atividade “. A Dona Dora é impecável, telefona-me, combina comigo e as meninas vêm buscar-me e trazer-me a casa. Bem, houve uma altura em que não queria ir…mas hoje, arrependo-me, mas tanto insistiram que voltei e gosto do convívio, dos jogos, dos trabalhitos, do lanche etc…” “Noutras alturas, a Atlas já me levou a outros lugares, como à feira de Leiria, onde comemos farturas, à festa da Marinha, no Natal fomos almoçar todos, são todos formidáveis, meus amigos, meus companheiros…” .

Autores: Américo Paulo/Inês Marias Silva Voluntária da Atlas-People Like Us /Marinha Grande
Post a comment