Intervenção para a inclusão social pelas artes
VELHOS SÃO OS TRAPOS é um projeto que pretende desenvolver um atelier de peças originais, concebidas e desenhadas por designers pro bono e trabalhadas pelos idosos, contribuindo para aprendizagens intergeracionais e para a visão que a comunidade tem da população idosa.
O Projeto VELHOS SÃO OS TRAPOS foi idealizado pela Atlas no âmbito de um prémio de um BootCamp da incubadora IDDNET, realizado em 2020. Em 2021, desenvolveu-se o Projeto Piloto num programa StartUp Voucher do IAPMEI, na Marinha Grande.
O Projeto VELHOS SÃO OS TRAPOS que consiste na dinamização de ateliers de cocriação de peças originais contemporâneas, com o uso de artes tradicionais. Os ateliers decorrem com os idosos e jovens, sob coordenação de um jovem designer ou profissional na área das artes plásticas. Estes ateliers constituem uma forma de empreendedorismo criativo e inovação social, que inclui atividades culturais e criativas.
VELHOS SÃO OS TRAPOS visa diminuir o isolamento social das pessoas idosas e aumentar o seu bem-estar físico, psicológico e social, bem como diminuir a sua vulnerabilidade económica, ao mesmo tempo que promove a valorização das capacidades dos mais idosos e a reabilitação de tradições esquecidas.