Apoio a Crianças e Mães afetadas pelo VIH/SIDA em Nampula, Moçambique
A taxa de infeção por HIV/SIDA na região é de 16,8%, sendo muitas vezes resultante da transmissão vertical (de mãe para filho).
O Projeto MUKOLE “SOS – Crianças em Risco” proporciona apoio às crianças e mães através da melhoria das suas condições e saúde e bem-estar.
A escassez de alimentos é um problema diário na região. Como consequência, muitas crianças encontram-se em situações de subnutrição, surgindo o leite materno como única fonte de nutrientes garantida por um longo período de tempo.
Para além das consultas de nutrição já garantidas por um grupo de enfermeiras voluntárias na região, o Atlas pretende contribuir para melhorar a saúde materno-infantil através da distribuição de leite para latentes. O leite para latentes surgirá como alternativa ao leite materno, permitindo assim travar a transmissão de HIV/SIDA por amamentação e contribuindo para fazer face ao problema da subnutrição.
Atividades
O projeto “Mukole” SOS – Crianças em Risco pretende, ainda, promover a capacitação das mulheres, através de formação em nutrição e cuidados com a criança, tornando-as capazes de travar a transmissão de HIV/SIDA.
-
Consulta de nutrição e distribuição de comida a crianças subnutridas.
-
Curso de nutrição, preparação de alimentos e segurança alimentar.
-
Cursos em cuidados pré-natais, cuidados com a criança, saúde e segurança da criança em casa.
-
Criação de uma associação de mulheres para difusão dos conhecimentos adquiridos.
Responsável Local
ASA
Outros Apoios
APARF –Associação dos amigos de Raoul Follereau
Missionários de São João Baptista
Fundação Teresa Regojo para o Desenvolvimento
Ordem dos Enfermeiros
Helpo
Acácia
Harambee