Escolas Solidárias
Escolas Solidárias é um projeto de resposta às necessidades básicas de jovens inseridos em agrupamentos de escolas. Atualmente, está activo em três escolas das cidades Marinha Grande e Leiria, nas quais apoia uma turma de multideficiência e alunos de famílias carenciadas.
Projeto I
Desde 2013, que o projeto Escolas Solidárias está na Sala de Multdificiência, da Escola Correia Mateus (Leiria).
Centrando-se no Desenvolvimento Local, este projeto visa atuar no apoio direto aos profissionais desta sala de ensino, como também proporcionar a dinamização de atividades diárias dos alunos com necessidades educativas especiais.
Para este projeto estão no terreno diariamente dois voluntários, que cumprem o horário das 15:30 às 17:30, trabalhando em equipa com os recursos humanos disponibilizados pela Escola, sejam Professores ou Auxiliares.
No total existem 25 voluntários disponíveis para este projeto.
Projeto II
Escolas Solidárias está em desenvolvimento desde 2011 e coopera com os dois Agrupamentos de Escolas da Marinha Grande.
O seu grande objetivo é apoiar, através da doação de cabazes alimentares, famílias com carência económica.
Assim, todos os meses, a ATLAS é responsável por fazer chegar a esta Escola cabazes repletos dos mais variados alimentos e produtos.
Este projeto é estabelecido em parceria com as Escolas, que têm um papel ativo na identificação e sinalização de crianças com dificuldades financeiras.
Mas, os problemas nem sempre ficam pela alimentação, e muitas vezes a ATLAS acede a pedidos de ajuda em outros campos, como por exemplo: consultas dentárias, óculos, etc.