Notícias

QUANDO ALGUÉM DECIDE SER NATAL


Há datas que falam de luz, de família e de mesas cheias, mas também há silêncios que se tornam mais audíveis nesses mesmos dias. Na Atlas, conhecemos bem essa realidade e, por isso, acreditamos que o verdadeiro sentido das festas vive nos gestos que chegam onde a celebração nem sempre entra. Este texto conta a história de um desafio simples e profundamente humano, envolver crianças, jovens e adultos num voluntariado vivido com liberdade, consciência e coração. Uma prova clara de que o Natal não é apenas um dia no calendário, é uma escolha, repetida sempre que alguém decide estar presente.

Natal, Ano Novo, Dia de Reis… festividades… sinónimo de alegria, família, convívio… infelizmente na Atlas sabemos que nem todos os nossos beneficiários passarão estes dias assim. 

Sou catequista e sou voluntária da Atlas e faço questão que os meus catequizandos conheçam o que é ser voluntário e sejam voluntários voluntariamente, sem nenhuma obrigação. Claro que com eles estão os seus familiares e pessoas significativas.

Questionam-se o porquê disto tudo?… Pois… Este Natal lancei um desafio aos meus catequizandos e aos catequistas da Paróquia da Marinha Grande, através dos representantes no Secretariado de Catequese, do qual faço parte. O desafio foi conseguirmos um bolo rei para cada idosos apoiado pela Atlas, Marinha Grande. Associaram-se os 3 centros de Catequese: Casal de Malta ( Infância e adolescência, Picassinos ( grupo do 9 e 10 anos) e Marinha Grande, grupo da Catequista Isabel Mendes.  Referiu-se ainda que, quem quisesse, poderia participar na distribuição das refeições e conhecer os idosos.

Sou sincera… estava com algum receio, até ao sábado dia 20, de manhã, que as coisas não corressem bem… porém… e tendo por base o tema do Shema do dia 19: Tu És Natal… descobrimos que muitos, muitos quiseram ser Natal. Contribuíram com dinheiro, com bolos rei, com alimentos para cabazes para sortear e com a sua presença para ajudar…. Decorreu tão bem, que pudemos repetir dia 27 novamente… 

Sim, fomos Natal… Sim somos voluntários, sim estamos aqui! Foi o sinal que crianças, adolescentes e adultos disseram!

A todos eles digo: Obrigada

Obrigada em nome dos idosos que sorriram ao verem ” novos voluntários”, aos que tiveram novas visitas e aos que receberam um simples bolo rei mas que representava todo o amor e carinho da catequese da Marinha Grande, significando que não estão sozinhos.

Nós somos Natal!

Gracinda Mateus

Post a comment