Notícias

PEQUENOS GESTOS, MEMÓRIAS QUE FICAM


O início de um novo ano convida nos a renovar votos simples e essenciais, estar presentes, cuidar, não deixar ninguém para trás. Entre desejos de saúde e serenidade, há histórias concretas que dão corpo à missão, visitas que aquecem casas e aniversários que voltam a ter sentido. Os dois textos que se seguem falam disso mesmo, da força dos gestos pequenos, da alegria inesperada e do valor profundo de lembrar alguém que, naquele dia, continua a contar. São relatos diferentes, mas unidos pela mesma certeza, quando há presença e afeto, a solidão perde espaço e a vida ganha luz.

Neste início de 2026, desejamos a todos um ano novo cheio de saúde, serenidade e pequenos gestos de amor.

Que este novo ano nos traga mais encontros, mais sorrisos e mais cuidado com quem mais precisa. A nossa missão continua a ser estar presentes na vida dos idosos que vivem em situação de solidão e fragilidade.
No dia 5 de janeiro, tive a alegria de participar numa visita muito especial a uma senhora que vive sozinha e que celebrava 83 anos. Levávamos connosco um bolo, um presente e, sobretudo, a vontade de lhe fazer sentir que não está esquecida. Cantámos os parabéns, partilhámos abraços e vimos os seus olhos brilharem ao apagar as velas


Foram momentos simples, mas carregados de ternura e significado. Por alguns instantes, aquela casa encheu-se de calor humano, risos e emoção. São gestos assim que transformam dias comuns em memórias felizes. Cada visita, cada palavra e cada presença contam mais do que imaginamos.

É neste espírito de proximidade e solidariedade que continuaremos o nosso trabalho ao longo de 2026.
Obrigada a todos os voluntários e amigos da associação por fazerem do amor ao próximo a nossa maior missão.


Este, foi um dos muitos aniversários que já tivemos o gosto de confraternizar com Velhos Amigos e é difícil de descrever, mas se refletirmos sobre o assunto, facilmente sentimos como é gratificante proporcionar o festejo do Aniversário a quem há muito o não festeja, ou até nunca teve quem lhes entoasse os parabéns a você!
Pois, com a Atlas e os voluntários há essa vontade de não passar em branco um aniversário dos nossos Velhos Amigos.

É comum até que digam, “eu até não ligo nada ao meu aniversário” ou “eu nem gosto de fazer anos” mas ao mostrarmos a nossa disponibilidade para o abraço,  para cantarmos os parabéns, não há quem resista!

Adelaide Conceição

Ana Paula Cordeiro             

                         

Post a comment