Notícias

Depois deste Café Vou Mudar o Mundo


Em janeiro a newsletter iniciou um novo projeto: Visitar regularmente todas as delegações da ATLAS, e dar a conhecer e acompanhar uma equipa nas entregas dos Velhos Amigos. A intenção é, com a devida modéstia, aproximar os voluntários das várias delegações, na esperança de irmos descobrindo, e cultivando, novas formas de reforçar os laços da família ATLAS.

É fácil reconhecer que é um começo de coração grande e cheio, para a modéstia das capacidades do autor destas linhas. Mas, como disse o poeta António Machado, “O caminho faz-se caminhando”.

Começámos pela “terra natal” da ATLAS, Coimbra. A equipa com que me encontrei, já com muitos anos de dedicação aos Velhos Amigos, era a Fernanda Castela e a Lídia Catarino. Não nos conhecíamos pessoalmente, mas dez segundos depois de nos apresentarmos era como se fossemos da mesma equipa há dez anos! A consciência de estarmos entre pessoas que partilham uma causa comum transforma instantaneamente colegas em amigos!

Mas a simpatia não prescinde do rigor. Por isso, se a intenção era “Depois deste Café Vou Mudar o Mundo”, tal como diz a caneca disponível no nosso site, resolvemos seguir à risca o mote desta visita, começando pelo café!

E juntámos ao café, o sol, esplanada, boa conversa e boa disposição!

Sem surpresa, compreendemos que partilhamos com os nossos beneficiários, e com os nossos colegas, momentos de alegria e de tristeza, de plenitude e de dificuldade, e de admiração e carinho pelos beneficiários! E como não ficar ainda mais admirado e tocado ao saber que há uma beneficiária que apesar das suas carências partilha, com outra família necessitada, parte da entrega que recebe!

E “depois deste Café…” chegou a altura de fazer a entrega. Caminhámos pela Alta de Coimbra acima, quase que diria que escalámos a Alta acima, por ruas de piso difícil, onde por vezes temos de negociar “passa o peão ou passa o carro?”, amenizado aqui e ali por vistas soberbas como a da foto desta página. Por fim, chegámos ao nosso destino. E se há pouco falei da generosidade tocante de uma beneficiária, agora falo do sorriso esplendoroso da beneficiária que visitámos! Que bom seria que todos os voluntários pudessem um dia ver um sorriso assim!

Terminada a entrega, chegou a hora da despedida. Obrigado Lídia e Fernanda por terem aceite o desafio de fazerem este caminho, sem guião. Não mudámos o mundo, mas o mundo é muito melhor com sorrisos como o da beneficiária ao abrir a porta às voluntárias da ATLAS!

Autor:

Rui Bingre

Voluntário da ATLAS em Leiria

Comentário (1)

  1. REPLY
    Sofia Carruço diz

    Imagino o sabor do de um bom café, a criatividade do Rui, a proatividade das voluntárias e os sorrisos das beneficiárias! O título deste projeto está muito bem escolhido! E o projeto “tem pernas” para dar a volta ao mundo (da ATLAS). Vai ser um caminho bonito, Rui!

Coloque um comentário