Notícias

Radices


O idadismo existe à escala mundial: uma em  cada duas pessoas é idadista contra as pessoas idosas,. O Idadismo traz consequências graves para a saúde e o bem-estar, piorando a qualidade de vida das pessoas idosas e aumentando o seu isolamento social e solidão.

Para combater o Idadismo e os seus impactos na saúde e bem-estar existem estratégias eficazes, entre as quais Intervenções de contacto intergeracional e intervenções educacionais.

Neste contexto, surgiu na ATLAS a ideia de um NOVO PROJETO chamado RADICES (raízes em latim), um acrónimo criado a partir das palavras-chave: Reabilitar tRADIções & Idadismo CombatEr, assente em duas metodologias distintas, ambas promotoras da criação de raízes entre jovens e idosos: os ateliers e as campanhas de sensibilização contra o Idadismo.

Este novo projeto da Atlas – RADICES – iniciou-se em março, em Leiria, graças a um financiamento do Programa Cidadãos Ativ@s, gerido pela Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

RADICES  consiste em ateliers de cocriação e campanhas de sensibilização contra o idadismo.

Os ateliers de cocriação de peças contemporâneas, elaboradas com técnicas ancestrais, foram desenvolvidos na Escola D. Dinis, com alunos do Clube das Artes e com idosos em situação de solidão e isolamento social, sob orientação da Professora Isabel Lourenço. E já foi criada uma peça que irá ser replicada em Leiria, Marinha Grande e Pombal.

As campanhas de sensibilização  contra o Idadismo também já se iniciaram e assentam em ações de educação não formal entre pares, em que foi feita a capacitação e sensibilização dos jovens embaixadores (alunos do Instituto Politécnico de Leiria), os quais, por sua vez, posteriormente, desenvolveram ações de sensibilização junto dos pares (peer learning) (alunos da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo). Todos os jovens (embaixadores e destinatários das campanhas) terão assim oportunidade de “reconsiderarem e atualizarem, conscientemente, as suas crenças, seus sentimentos e seus comportamentos”, um verdadeiro contributo para a diminuição do Idadismo. (in: Relatório Mundial sobre o Idadismo, OPAS/OMS, 2022).

Este Projeto irá decorrer durante todo o ano de 2023 com mais ateliers com idosos e voluntários nas sedes da ATLAS, e com mais Campanhas de sensibilização contra o Idadismo.

Fica atento. Também tu, voluntário(a) da ATLAS, poderás participar no RADICES.

Com apoio

Autora:

Irene Primitivo Bingre

Voluntária na Atlas em Leiria

Coloque um comentário