Notícias

A implementação do projeto Velhos Amigos no município da Batalha


ATLAS, o nome da nossa Associação, aprendi na formação de voluntários, foi escolhido por representar a figura mitológica também chamada de Atlante que fazia parte do grupo de titãs que foram condenados por Zeus. Ao titã Atlas foi aplicado o castigo de sustentar a abóbada celeste nos ombros por toda a eternidade. 

De facto, durante estes breves meses de voluntariado na ATLAS, sinto que é exatamente isso que move os nossos voluntários veteranos e aqueles que aderiram recentemente na Batalha, ajudar os outros a “carregar” o Seu mundo às costas. Aliviar o peso, mostrar que se interessam por toda a sua história, ajudar o outro dentro da Sua realidade, para que a Vida pese menos.

Implementar o projeto Velhos Amigos no município da Batalha começou lentamente. Devagarinho, conseguimos reunir com as principais entidades autárquicas e da área social, esperou-se.

E devagarinho fomos tentando descobrir o melhor “trilho a percorrer”. Tentativas falhadas, mas ultrapassadas, finalmente surgiu uma saída. Em julho, conseguimos identificar na Vila da Batalha dois beneficiários enquadráveis no perfil do projeto.

A perseverança das nossas Técnicas da Atlas e o apoio das outras Coordenadoras e da Direção foi fundamental para não haver desânimo, mas sim, esperança. O caminho não foi linear, foi necessário descobri-lo! Houve um bom acolhimento imediato da parte dos órgãos autárquicos, mas por outro lado, pouca recetividade de algumas áreas técnicas.

Mas a boa notícia foi a recetividade ao voluntariado, com um número de voluntários inscritos superior ao necessário para a primeira equipa, entusiasmados e com uma disponibilidade evidente e estimulante!

Iniciámos as visitas no primeiro sábado de setembro e está a correr muito bem. Como testemunham os voluntários, “…é gratificante”,” … temos de ser bons ouvintes!”, “ajudar os outros, ir de coração cheio e voltar com o coração a transbordar.”

No fim das contas, o que importa é o Bem que se faz.


Autora
Elizabeth Guerra
Voluntária ATLAS. Coordenadora do Projeto Velhos Amigos na Batalha 

Coloque um comentário